Justiça e Práticas Restaurativas
Objetivo Geral:
- Promover as práticas restaurativas na socioeducação com vistas à resolução pacífica de conflitos.
Objetivos Específicos:
- Estimular a comunicação não violenta entre a comunidade socioeducativa;
- Aprender metodologias de práticas restaurativas para aplicação nos processos de socioeducação.
Carga- Horária: 60 Horas
Público – Alvo: Profissionais da área da socioeducação, com nível médio.
Apresentação: A compreensão de práticas restaurativas como forma de resolução de conflitos promove aos procedimentos meramente punitivos e repressores e enfatiza a mudança do paradigma que propõe o Estatuto da Criança e do Adolescente, com base na proteção integral. No âmbito dos/as adolescentes que cumprem medida socioeducativa, o caráter transformador das práticas restaurativas são baseadas no modelo de responsabilização, na cultura para a paz, e não julgamento e resolução de conflitos.
Programa:
Eixo I – Abordagens Interdisciplinares Sobre Resolução de Conflitos
Parte 1 – Considerações Introdutórias Sobre o Conflito
Introdução
1. Conflitos e Relações Sociais
2. Conflitos e Convivência: Transgressões e Tensões na Adolescência
2.3. Adolescências e Juventudes
2.4. A Transgressão e a Invisibilização da Adolescência
3. O Conflito com a Lei
Parte 2 - Formas de Resolução de Conflitos
1. Autotutela
2. Jurisdição
3. Arbitragem
4. Autocomposição
4.1. Negociação
4.2. Mediação e Conciliação
Eixo II – Justiça Restaurativa e Apresentação dos Modelos de Práticas
Parte 1 –Justiça Restaurativa
Noções Gerais
1. Surgimento da Justiça Restaurativa
2. Aspectos Conceituais, Valores e Princípios Restaurativos
3. Principais Práticas Restaurativas
3.1. Mediação Vítima-Ofensor
3.2. Reunião de Grupo Familiar (“Family Group Conferencing” - FGC)
3.3. Círculos Decisórios
Parte 2 – Justiça Restaurativa Juvenil
1. Intervenção Socioeducativa e Prática Restaurativa
2. Métodos, Dinâmicas e Práticas Aplicadas à Socioeducação
2.1. Experiências em Curso
Redes Sociais