Ambiente Virtual de Aprendizagem
Concebidos para abrigar cursos no modo a distância ou híbridos desta modalidade com a presencial, os ambientes virtuais de aprendizagem são constituídos por ferramentas de apresentação e administração de conteúdos e de interação entre seus autores, cursistas e tutores, tudo em ambiente computacional para multiusuários. Para a formação da ENS – Escola Nacional de Sócio Educação -, formatou-se este ambiente com a utilização dos seguintes softwares:
- Moodle, como elemento de apoio a aprendizagem;
- Author, para a produção de conteúdos;
Todavia, apenas a utilização destas ferramentas não é suficiente para o acompanhamento das atividades por elas encampadas. Há a necessidade de uma ferramenta específica de gerenciamento da inscrição, participação e aproveitamento nos cursos disponibilizados. Um aplicativo de gerenciamento dos cursos, desde sua etapa de inscrição até a de certificação, passando por todas as etapas dos cursos.
Para suprir esta lacuna, firmou-se um convênio entre a SDH – Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - e a UnB – Universidade de Brasília -, via seu Centro de Estudos Avançados de Governo e Administração Pública – CEAG -, para a construção do Portal de Gestão Acadêmica.
O Portal serve como um integrador entre as diversas ferramentas utilizadas (Figura 1), as já citadas, as de webconference e de fórum de discussões. São rastreadas as participações dos cursistas de forma a constituir históricos, facilitar e, por consequência, acelerar todo o processo de tutoria, sem prejuízo de sua qualidade.
Redes Sociais